Skip to content

Miopia

Para entender a cirurgia é preciso saber que existem duas lentes no olho humano, a córnea mais externa e o cristalino mais interno, ambas convergentes e responsáveis pela focalização da imagem na retina. Durante a cirurgia refrativa é realizada uma moldagem na córnea com o objetivo de ajustar o grau da pessoa.

Indicações
quando existe a vontade do paciente em aumentar a independência do uso de óculos ou lentes de contato, melhorando sua qualidade de vida e autoestima.

Procedimentos

• RK ou Ceratotomia Radial
Primeira técnica cirúrgica desenvolvida para correção de ametropias que utilizava uma série de cortes (incisões) na córnea utilizando um bisturi com ponta de diamente. Atualmente, essa técnica não é mais utilizada.

• PRK ou Ceratectomia Fotoablativa
É realizada uma deseptelização corneana, seguida da aplicação do laser e colocação de uma lente de contato terapêutica; esta modalidade tem um pós-operatório mais incômodo e ajuste do grau mais demorado, porém apresenta maior segurança a longo prazo.


Cirurgia PRK

• LASIK (Laser Assisted in Situ Keratomileusis)
No procedimento denominado Lasik é realizada uma delaminação corneana, seguida do levantamento de um flap e aplicação do laser; esta modalidade apresenta um pós-operatório praticamente sem incômodo e o ajuste do grau é rápido.


Cirurgia Lasik

Orientações
O paciente interessado deve procurar seu médico para realização de exames que indicarão se ele está apto a fazer a cirurgia. Toda cirurgia refrativa, assim como qualquer procedimento cirúrgico, está sujeita a adversidades como inflamação, infecção e não obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos de reparação. Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária e todos realizados no próprio Betim olhos!