Skip to content

Córnea

O exame de córnea fornece imagens de alta definição da espessura corneana, com precisão em escala micrométrica (500 micra = 0,5 milímetro). Por medir a espessura corneana em múltiplos pontos, cada imagem é um mapa paquimétrico da córnea.

O exame é rápido, indolor e não invasivo. Nenhuma parte do aparelho entra em contato com o olho do paciente e não requer a aplicação de colírios.

Após encostar o queixo e a testa nos suportes apropriados do tomógrafo, o paciente precisará, apenas, fixar a mira luminosa. Cada vez que o examinador pressionar o botão, um feixe de luz de varredura, de intensidade de onda próxima ao infravermelho, escaneará a córnea do olho posicionado em frente à mira e gerará cinco imagens seccionais consecutivas. Este processo é possível devido à técnica de interferometria de ondas de curta coerência, empregada pelo tomógrafo.

A realização deste exame é de grande importância se o paciente, antes da cirurgia refrativa a laser, apresenta cicatrizes ou opacificações na córnea, fornecendo ao cirurgião a profundidade exata de cada cicatriz, permitindo exatidão no planejamento cirúrgico para que a maior parte das cicatrizes sejam retiradas, sem que a integridade estrutural da córnea seja comprometida.