Skip to content

Glaucoma

O que é Glaucoma?

Glaucoma é definido como uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual. Há risco de cegueira permanente, caso não diagnosticado e tratado a tempo. No mundo inteiro, estima-se que aproximadamente 65 milhões de pessoas sejam portadoras de Glaucoma, sendo considerada a primeira causa de cegueira irreversível.

Por que ocorre?

Há direta relação com a pressão intra-ocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores desse problema ocular apresentam PIO elevada. É o aumento da pressão intra-ocular que causa, gradativamente, uma lesão no nervo óptico, provocando a perda da visão.

Por que a pressão intra-ocular aumenta?

O humor aquoso, líquido existente no seguimento anterior do olho, circula continuamente nutrindo a córnea, cristalino e malha trabecular. No caso deste problema ocular,  há uma maior resistência à drenagem do humor aquoso na região do trabeculado, levando a um aumento da PIO.

No olho normal, o líquido sai pela malha trabecular e sai do olho pelo canal de Schlemm. No olho com o problemas há maior resistência deste líquido na malha trabecular.