Skip to content

Calázio

calázio.cirurgiaCalázio é o nome dado ao cisto da pálpebra causado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior. Às vezes é confundido com o hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.

O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causado pela presença de bactérias, embora a área afetada possa ser infetada posteriormente.

Sintomas

O calázio muitas vezes se desenvolve após um hordéolo(terçol)interno. A pálpebra geralmente fica sensível,podendo ficar vermelha ou não, inchada e quente. o calázio pode regredir espontaneamente em dois ou três dias, como ocorre com o terçol que todos conhecem. No entanto, depois pode aparecer um granuloma no local onde ele se formou as vezes essa granuloma não é aparente internamente, mas passando o dedo sobre a pálpebra, sentimos que está ali. Além disso, a evolução do calázio é marcada por avanços e retrocessos. Quando parece estar curado, volta a inflamar. Às vezes, a glândula bloqueada causando o terçol interno não drenará, mesmo que a vermelhidão e inchaço tenham ido embora. O calázio tende a desenvolver-se mais comumente contrario o terçol normal e sim para o interior da pálpebra. Em alguns casos, pode causar uma inflamação aguda de toda a área, devido a bactérias, e tornar-se contagioso.

Tratamento

Uma calázio desaparece frequentemente sem tratamento em aproximadamente um mês.

•O primeiro tratamento é fazer compressas quentes sobre a pálpebra por 10 a 15 minutos, pelo menos quatro vezes por dia. Use água que não esteja mais quente do que a temperatura em que você pode colocar a sua mão confortavelmente. Isto pode suavizar os óleos endurecidos que bloqueiam o canal e promover a drenagem e cura.

• NÃO Pressione ou esprema o calázio.

Se o calázio continua a aumentar, esta pode precisar ser removida com cirurgia. Esta é feita mais frequentemente pelo interior da pálpebra para evitar uma cicatriz na pele.

Injeção de esteroide é outra opção de tratamento.

Complicações

Um calázio grande pode causar astigmatismo, devido à pressão na córnea. O astigmatismo desaparece com a remoção do calázio.